terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Retificação por parte do Governo Regional sobre o internamento na ilha do Pico

Hoje (27 de janeiro de 2015) foi publicada a Declaração de Retificação n.º 6/2015 na II Série, n.º 18, do Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores.

Esta Declaração de Retificação refere que o Despacho n.º 198/2015, de 26 de janeiro, (o qual deu origem ao post "Centros de Saúde de São Roque do Pico e das Lajes do Pico vão ficar sem internamento!") saiu com "inexatidões".

Com a retificação agora apresentada, serão criadas na ilha do Pico as seguintes unidades de internamento de média duração e reabilitação (IMD) e de longa duração e manutenção (ILD):

Ilha Local IMD ILD
Pico Centro de Saúde de São Roque do Pico 2 camas 4 camas
Centro de Saúde das Lajes do Pico 3 camas 5 camas
Centro de Saúde da Madalena 5 camas 6 camas

Esta retificação vem repor justiça e equidade aos habitantes da ilha do Pico, pois caso contrário seriam os açorianos mais longe de uma unidade de internamento (tendo por base o estudo apresentado anteriormente neste blog através da Carta aberta ao Senhor Secretário Regional da Saúde sobre o serviço de saúde na ilha do Pico).

Nota ainda para duas curiosidades:
  • Esta retificação foi feita em tempo recorde (em 24h!), algo bastante incomum no sistema político português;
  • A necessidade de retificação apenas para a ilha do Pico demonstrou claramente que as entidades competentes (não) tiveram a noção que a situação apresentada no Despacho n.º 198/2015 estava (in)correta para a ilha do Pico aquando da elaboração desse despacho...
Haja saúde!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!