segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Os moinhos de água da Ribeira Seca - São Roque do Pico, Açores

No passado sábado, 7 de novembro de 2015, foi lançado o mais recente livro de José Carlos Garcia: Os moinhos de água da Ribeira Seca - São Roque do Pico, Açores. No sumário desta obra pode ser lido o seguinte texto:
Neste trabalho de pesquisa sobre os moinhos de água da Ribeira Seca, na freguesia e concelho de São Roque do Pico (Açores), aborda-se a bacia hidrográfica da ribeira, os processos de apropriação e, no contexto destes, os engenhos de moagem, ao nível da tipologia, das formas de articulação, da farinarão de cereais, da organização produtiva e do consumo, no decorrer do século XX, tendo-se ainda procedido ao seu levantamento.

Na apresentação deste livro, que decorreu na sede da Filarmónica União Artista de São Roque do Pico, o apresentador Pe. Júlio Rocha referiu que, graças a este trabalho, os moinhos passaram a ter uma identidade pela primeira vez, destacando também as plantas detalhadas que foram feitas. O autor do livro, José Carlos Garcia, revelou que esta obra é o culminar de cerca de dois anos de trabalho, sobretudo na recolha do testemunho de várias pessoas, garantindo-se assim que fica documentado o património material e imaterial associado a estes moinhos de água. [O canal RASPICO TV tem disponível os seguintes vídeos relacionados com o lançamento desta obra: vídeo 1 | vídeo 2 | vídeo 3.]

É de salientar ainda que estes moinhos da Ribeira Seca, em São Roque do Pico, não só integram a paisagem como são a razão do nome dado ao trilho "Ladeira dos Moinhos", um trilho circular homologado pelo Turismo dos Açores e que regista uma elevada procura pelos amantes das caminhadas pela natureza [link oficial sobre este trilho].

José Carlos Garcia é licenciado em Sociologia pela Universidade dos Açores, sendo também colaborador do Centro de Estudos Etnológicos, Luís da Silva Ribeiro, da Universidade dos Açores. Este autor conta já com várias obras de documentação de património açoriano, com destaque para o singular trabalho de investigação sobre a indústria baleeira e a sua musealização, como é exemplo maior o livro "A Fábrica da Baleia de São Roque do Pico".

Haja saúde!

Post scriptum: Lançamento posterior de livro do mesmo autor: "Carlos Teixeira de Melo (1928-2016): Terapêutica e Arte em Santo Amaro do Pico".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!