quinta-feira, 31 de março de 2016

Zonas Balneares Oficiais do Pico - 2016

A Portaria n.º 36/2016, de 31 de março, procedeu à identificação das Zonas Balneares Oficiais dos Açores para 2016. Para o caso da ilha do Pico, as zonas identificadas são:

São Roque do Pico
Lajes do Pico
Madalena
Todas estas zonas têm como época balnear o período compreendido entre 1 de junho e 30 de setembro. Alguns dados sobre a qualidade da água nestas zonas balneares (e em todas as outras de Portugal) podem ser encontrados no site do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos [http://snirh.pt/].

Face a 2015, é de salientar a inclusão de uma nova zona balnear oficial para o caso da ilha do Pico, mais concretamente a zona da Furna de Santo António, sendo que a nível Açores apenas outras duas novas zonas balneares foram adicionadas à lista oficial.

Recorde-se que, em 2015, três zonas balneares da ilha do Pico foram classificadas com Qualidade de Ouro, registando-se ainda o facto de duas zonas balneares da vila de São Roque do Pico, Piscina do Cais e Poças de São Roque, terem merecido um destaque no guia "Verão em Família", elaborado pelo jornal Expresso, por serem "piscinas de referência, que têm merecido diversas distinções" (a Piscina do Cais foi o único local da ilha do Pico onde esteve hasteada a Bandeira Azul).

Nota final para um bom exemplo de funcionamento da consulta pública: tal como noticiado na edição n.º 619 do 'Jornal do Pico' (de 11 de março de 2016), as zonas balneares de São Roque do Pico foram renomeadas com o intuito de ser fácil associar o nome ao local, tendo contribuído para essa situação através de várias sugestões dadas ao abrigo da consulta pública da lista de águas balneares açorianas a identificar em 2016.

Haja saúde!

Piscina do Cais


Poças de São Roque


Furna de Santo António

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!