quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Balanço do ano de 2014

No dia 1 de Janeiro deste ano que agora termina, escrevi como primeiro post deste blog o seguinte texto:
Bem-vindos!
Desde tempos remotos que a zona do Cais do Pico serve como o principal ancoradouro da ilha do Pico. Porta de entrada e saída de pessoas e bens, local fronteiriço entre o interior e o exterior da ilha montanha, no Cais do Pico muita coisa já aconteceu, acontece e acontecerá!
Este blog pretende fazer jus ao seu título: ser um ponto de comunicação do que se passa dentro da ilha do Pico e do que é notícia fora da ilha mas que influencia os picarotos, dando especial destaque à zona do Cais do Pico, à vila e ao concelho de São Roque do Pico.
Mais uma vez, bem-vindos! Voltem sempre!
Haja saúde!
Passado que está um ano desde a publicação deste post e após outros 215 posts, permitam-me que faça um balanço do que passou por este blog.

Em primeiro lugar, quero agradecer a todas as pessoas que comentaram neste blog, enviaram mensagens para o seu e-mail (caisdopico@outlook.pt) e me abordaram pessoalmente, quer tenha sido para felicitar, dar sugestões ou com outro propósito. É deveras gratificante saber que existem inúmeras pessoas que seguem este blog, muitas das quais aderiram ao recebimento por e-mail de avisos de novos posts (disponível na coluna da direita desta página, na secção "seguir o blog automaticamente"). Quero ainda agradecer a todos aqueles que deram a conhecer este blog, mais concretamente aos outros blogs que o incluem na sua lista de blogs, a quem passou a palavra de boca em boca das notícias aqui publicadas e a quem partilhou as mesmas no Facebook.

Também fiquei sensibilizado com alguns relatos que me fizeram, como o de emigrantes que visitam diariamente este blog, com o objectivo de verem a webcam que mostra em directo a zona do Cais do Pico, ou o de uma senhora que durante o Verão recorria várias vezes à previsão de marés presente nesta página para saber qual a hora ideal para ir tomar um banho de mar.

Estas são algumas das motivações que me incentivam no constante desenvolvimento deste projecto do blog "Cais do Pico". O mesmo é feito no meu tempo livre, sem qualquer objetivo financeiro e com muito gosto. A propósito, já me perguntaram se o blog me dá muito trabalho, ao que respondi que não só quem faz por gosto não cansa, como aliás até tiro férias cada vez que me debruço sobre um post, pois, tal como o meu avô dizia, "tirar férias é mudar de vida", e acrescentava ele, "tu tiras férias a pescar mas um pescador profissional não faz o mesmo".

E ao longo do tempo o blog foi crescendo. Até ao momento foram adicionados os seguintes separadores, sobre os quais quero partilhar alguns factos:

  • Separador "Barcos" - onde é possível encontrar os horários dos navios de passageiros que servem a ilha do Pico de forma regular e dos navios de mercadorias que escalam o principal porto comercial da ilha do Pico; esta foi a página mais visitada deste blog e sei de pessoas que, para saberem se um navio está atrasado ou não, recorrem a esta página, clicam no nome do navio e fazem o seguimento do mesmo.

  • Separador "Aviões" - onde é possível encontrar os horários dos aviões que servem a ilha do Pico de forma regular; aqui também é possível fazer o seguimento de alguns aviões, nomeadamente os da TAP através de um clique no n.º de voo, e tenho conhecimento de algumas pessoas que usam esta funcionalidade para saber quando devem ir buscar familiares, quer ao aeroporto do Pico, quer ao de Lisboa.

  • Separador "Autocarros" - onde é possível encontrar os horários dos autocarros que servem a ilha do Pico de forma regular; esta página representou uma agradável surpresa devido ao facto de durante o Verão ter sido muito visitada, provavelmente por turistas que vieram conhecer a ilha montanha.

  • Separador "Informações úteis" - onde é possível encontrar alguns telefones úteis e as datas das deslocações ao Pico das Inspeções Técnicas de Veículos, bem como os links para dois posts deste blog que visaram dar a conhecer melhor à comunidade algumas regras, nomeadamente:


  • Separador "Sabia que..." - onde é possível encontrar alguns factos curiosos sobre a ilha do Pico; aproveito esta oportunidade para desafiar os leitores deste blog a visitarem este separador e a verificarem se já tinham conhecimento destas curiosidades, pois eu próprio desconhecia a maioria delas!

Permitam-me agora que destaque alguns dos posts aqui publicados. Começo pelo campeão de visualizações: o post intitulado "Acidente mortal no Porto do Cais do Pico", onde se encontra concentrada toda a informação sobre este infeliz acidente. Ainda relacionado com azares que assolaram esta terra, destaco os post sobre as derrocadas ocorridas em São Miguel Arcanjo (post 1 / post 2), derrocadas estas que provocaram o realojamento de várias famílias.

Dentro da esfera do surreal, houve também lugar neste blog para o pensamento e para as palavras das estátuas da vila de São Roque do Pico: o D. Dinis fez parte do post "Cais Velho", enquanto o Velho Baleeiro entrou no post "Sai fumo da chaminé da Fábrica da Baleia".

Falando de novo em coisas mais reais, nada melhor do que recordar que o nome deste lugar do Cais do Pico chegou literalmente ao outro lado do mundo, mais concretamente ao Jardim Botânico Real de Sydney (Austrália). Neste blog foi partilhada a curiosidade de existir neste jardim uma árvore com uma história de vida semelhante à da araucária junto ao Convento de São Pedro de Alcântara e isto motivou um contacto com o jardim de Sydney, no sentido de efectuar a geminação entre as duas árvores. Devido à abertura demonstrada pelos responsáveis deste jardim e graças ao apoio de várias pessoas da comunidade desta zona da ilha montanha, foi colocada uma placa informativa junto da araucária situada no Pico, sendo que esta se transformou numa "Árvore do Desejo | Wishing Tree".

Neste blog também foi lançada uma "Petição por uma Caixa Multibanco no Aeroporto da Ilha do Pico", a qual conta até à data com 120 subscritores. A mesma já levou a uma justificação por parte SATA - Gestão de Aeródromos para o facto de o Aeroporto da ilha do Pico ter ficado sem caixa Multibanco.

Mas nem todas as missivas partilhadas neste blog obtiveram resposta. Foram publicadas três cartas abertas, dirigidas ao Senhor Presidente do Governo Regional dos Açores, e que abordavam os temas das distâncias na ilha do Pico, das ligações marítimas no Triângulo e das ligações aéreas entre os Açores e Lisboa. Até ao dia de hoje aguardo por uma resposta...

Para finalizar este balanço, quero partilhar novamente uma fotografia aérea da Montanha do Pico com neve, tirada num dos últimos dias do Inverno do ano passado (e que foi escolhida para fazer parte do leque de imagens de promoção no site da Associação de Municípios do Triângulo). Mas antes não podia me despedir de todos vós sem desejar um ano de 2015 com muita saúde e boa disposição!

© Ivo Sousa
Haja saúde!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!