quarta-feira, 4 de março de 2015

O antes (TAP) e o depois (SATA) dos aviões entre Lisboa e o Pico

Depois do prenúncio da passada quinta-feira (dia 26 de fevereiro), hoje veio a confirmação: dia 28 de março de 2015 (um sábado) será o último dia em que a TAP voa para o Pico.

Segundo um comunicado da TAP, esta transportadora terá apenas São Miguel e Terceira como destinos nos Açores a partir de 29 de março, abandonando a partir dessa data os voos para o Pico e Faial. As reservas efetuadas para estes últimos dois destinos serão em breve transferidas para voos da SATA.

Entretanto, também a SATA emitiu um comunicado, afirmando que, a partir de 29 de março, a SATA passará a voar de todas as gateways dos Açores (Santa Maria, São Miguel, Terceira, Pico e Faial) para o continente português e só a SATA o fará. Acrescenta ainda que todas as ligações entre os Açores e o continente português serão efetuadas em regime de code-share com a TAP, ou seja, será possível fazer reserva numa companhia e viajar na outra.

Vejamos então o que acontecerá a partir de 29 de março (Verão IATA) com a SATA na rota Lisboa/Pico/Lisboa:
  • De abril a outubro – 2 rotações semanais – 2ª Feiras e Sábados; voos operados via Terceira
Dia da semanaOrigemPartidaDestinoChegadaDuraçãoNº. Voo
2ª Feiras e Sábados
(abril a outubro)
Lisboa15:00Pico16:4002:40S4 4043
2ª Feiras e Sábados
(abril a outubro)
Pico17:25Lisboa21:5003:25*S4 4043
* O voo Pico/Lisboa faz escala na ilha Terceira (cerca de 45 minutos).
(Como o Verão IATA começa no último domingo de março, dia 29, o primeiro voo da SATA Lisboa/Pico/Lisboa será na segunda-feira, dia 30 de março.)

Compare-se agora com o que estava previsto pela TAP e que já não se efetuará:
  • De abril a outubro (exceto datas do ponto seguinte) – 1 rotação semanal – Sábados; voos diretos
  • De 16 de julho a 3 de setembro – 2 rotações semanais – 4ª Feiras e Sábados; voos diretos

Em suma, à exceção do "pico" do verão (16 de julho a 3 de setembro), as novas obrigações de serviço público vieram duplicar o número de voos entre Lisboa e o Pico (mantém-se o voo do sábado e aparece um novo à segunda-feira; no "pico" do verão deixa de haver o voo da quarta-feira porque passará a existir o da segunda). Contudo, os voos previstos pela TAP eram diretos em ambos os sentidos, enquanto os da SATA escalam a Terceira no sentido Pico/Lisboa.

Mais uma vez, as transportadoras aéreas fazem jus ao facto do apelido da ilha montanha ser "a ilha do futuro": mais de um voo por semana, entre o continente e o Pico, durante todo o ano e sem escalas, só no futuro!

(Empresários do Pico contestam novos horários da SATA nas viagens para Lisboa)
(Câmaras do Pico contestam voos da SATA)
(Ligações Aéreas entre o Pico e Lisboa - Contestação é generalizada ao plano apresentado pela SATA Internacional)

Haja saúde!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!